Por que o Cyberknife é diferente?
O Cyberknife é um aparelho dedicado a radiocirurgia. Diferentemente dos aceleradores lineares convencionais, possui um braço robótico que é capaz de emitir a radiação através de espectro enorme de planos e ângulos, cada um com precisão submilimétrica. Desta forma, a distribuição de dose fica extremamente concentrada ao redor do alvo, diminuindo muito a radiação em tecidos sadios.
Além disto, possui o chamado “tracking” que é a capacidade de acompanhar a movimentação do tumor em tempo real. Através da implantação de fiduciais* (figura), o sistema reconhece o padrão respiratório do paciente e até mesmo movimentos involuntários e aleatório, reproduzindo-o no braço robótico com precisão.
Quando se irradia um alvo em movimento em outros aceleradores, é preciso tratar toda a região percorrida pelo tumor, ou parte dela. Isso faz com que uma faixa de pulmão sadio, ou qualquer tecido, seja irradiada de forma desnecessária. Com o “tracking” isso não ocorre.
Como é a colocação de fiduciais?
É um procedimento simples, de 1 hora, realizado sob anestesia local e leve sedação.
Sempre é necessária a colocação de fiduciais?
Não. Em tratamentos intracranianos, da coluna vertebral e em alguns casos de tratamento de pulmão, o implante de fiduciais não é necessário.
Fiduciais de ouro. Fonte: QLRAD
Imagens dos fiduciais no momento da aplicação, com movimentação em tempo real.
SBRT de fígado: Neste vídeo (acelerado) é possivel identificar a movimentação da máquina de acordo com a respiração e movimentação do fígado do paciente.